Publicidade

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Esteróides anabolizantes



A palavra anabolizante é sinônimo de esteróide anabólico (também conhecido popularmente como "bomba"), que é a testosterona (o hormônio masculino) e todos os seus derivados produzidos em laboratório. Hoje, temos cerca de uma centena de produtos fabricados sinteticamente no laboratório - alguns a partir de testosterona e outros derivados do colesterol -, que funcionam como hormônio, portanto, esteróides anabólicos . A testosterona tem duas funções no corpo humano, uma anabólica (respons ável pelo crescimento e desenvolvimento do homem e na mulher) e outra esteróide (respons ável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas ). As características femininas são determinadas por outro hormônio, o estrógeno.

O que se descobriu é que quando uma pessoa usa a testosterona artificialmente, geralmente injetada, consegue produzir um aumento de força muscular muito grande às custas da elevação acentuada das fibras musculares e, portanto, de todo o volume do músculo. E, em termos de força muscular, esta é sempre proporcional ao volume dele, ou seja, quanto mais volume, mais força.
Os médicos utilizam esses produtos para tratar crianças com atraso no desenvolvimento ou pessoas que ficaram muito tempo acamadas e que com isso perderam a musculatura. Isso faz com que esses medicamentos sejam vendidos nas farmácias .
Infelizmente, desde o final da década de 70, os atletas descobriram esse hormônio e passaram a usa-lo indiscriminadamente. Chegamos ao ponto, principalmente na década de 80, de a grande maioria dos resultados esportivos dos atletas de alto nível serem conseguidos através do uso dos esteróides anabólicos . No começo, eram atletas que faziam competições de força, como arremessadores de disco e dardo. Depois foi a vez de saltadores e velocistas , que ganhavam com os anabolizantes muita massa muscular e, conseqüentemente, muita explos ão. Então chegou-se a um impasse "filos ófico": de um lado os comitês tinham que coibir esse uso para que as vitórias fossem mais justas ; de outro lado, os atletas começaram a descobrir as comiss ões antidoping.

O anabolizante cai na graça do povo
Com a divulgação da mídia e a atração que os corpos esculturais dos atletas provocava nos indivíduos comuns , os esteróides deixaram o domínio do esporte de alto nível e caíram nas graças do praticante de atividade física, chegando às academias . Hoje, acredito que de cada cem ampolas de anabolizantes produzidas em qualquer laboratório, uma é consumida por atletas profissionais e 99 por freqüentadores de academias . Isso ocorre porque essas pessoas têm muita pressa, querem ver resultados mais rápidos . Eles ingressam nas academias , buscando força e musculação porque, de uma hora para outra, ficaram descontentes com seus físicos .
Infelizmente, muita gente acabou entrando nessa de usar a testosterona, iludidos com o efeito rápido que ela realmente produz. Mas , os efeitos colaterais disso são extremamente graves . Temos hoje mais de sessenta efeitos colaterais listados , que vão desde espinhas no rosto até a morte, passando por les ões irrevers íveis no fígado, a agressividade, vários tipos de câncer e a invers ão das características sexuais : o homem se afemina e a mulher se masculiniza. O que ainda não se sabe é qual dose produz esses efeitos . Há pessoas que tomam isso exageradamente há cinco anos e essas reações ainda não apareceram. Outras tomaram dez ampolas e apresentaram os resultados negativos . Como qualquer droga, há uma sensibilidade individual para cada pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário