Publicidade

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tênis ideal para correr



O melhor amigo dos praticantes de corrida é, inegavelmente, o seu par de tênis. Por isso, é importantíssimo saber escolher o modelo mais adequado. Nesse momento, vale levar em consideração, a durabilidade e estética do produto, mas não esquecer jamais de adequá-lo à sua pisada e necessidades. Confira algumas dicas e eleja o seu "companheiro"...

Tipos de pisada

Antes da compra, é importante fazer um teste de pisada. Lojas especializadas em artigos esportivos ou consultórios de ortopedia costumam realizá-lo. A partir de então, será possível identificar se ela é:

- Neutra: normal.
- Supinada: geralmente associada a um pé mais rígido (para fora), que exige um tênis mais macio.
- Pronada: mais flexível (para dentro), que pede um suporte para o arco interno do pé.

Tamanho

Segundo o Dr. André Pedrinelli, ortopedista do Hospital das Clínicas de São Paulo, “é importante se certificar de que o tamanho do tênis se ajusta perfeitamente ao do pé. Para isso, procure experimentar os modelos no final do dia e privilegiar o conforto”. Não se esqueça ainda de levar meias apropriadas para corrida no dia da compra.

Características fundamentais

Destaque da Matéria
Fique atenta aos detalhes de amortecimento, estabilidade e performance
Foto: Getty Images
Amortecimento
Proporciona grande sensação de redução do impacto e precisa estar presente, principalmente, nos modelos de quem possui uma pisada neutra ou supinada.

Estabilidade
Função desenvolvida para ajudar no controle da pisada pronada.

Performance Item essencial para atletas que correm cinco ou mais vezes na semana, já que a sua principal distinção é a leveza.

Hora de trocar

Para identificar o momento na qual é preciso aposentar o tênis, fique atenta aos seguintes detalhes:

- Entressola: ela não pode estar quebradiça ou comprimida, quando pressionada.

- Sola: coloque o tênis sobre uma superfície reta e veja se há desgastes irregulares que provocam inclinações.

- Corpo: dores ou lesões sem motivo podem indicar que está na hora de um novo par. Afinal, problemas mais sérios como tendinites e fascites plantares podem ser desenvolvidas.

Quer ter ainda mais certeza? O Dr. André tem uma ótima dica: "o número de vezes que a pessoa treina na semana, deve ser o número de vezes que ela deve trocar o seu par no ano". 

Cuidados com a prática 

Antes de iniciar o exercício, procure um médico para que seja analisada a sua condição clínica e a frequência mais adequada para a realização do esporte. "Além disso, a atividade demanda alongamento, antes e depois; aquecimento e desaquecimento - com redução gradativa do esforço", completa André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário