Publicidade

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Qualquer pessoa pode fazer musculação



Prof. Dr. José Maria Santarém 

ImageMusculação pode ser indicada para qualquer pessoa.
Quase um fato: Algumas contra-indicações existem, mas são situações muito graves, em que as pessoas também não podem fazer nenhum outro tipo de atividade física.

Musculação promove saúde.
Fato: Estudos epidemiológicos esclareceram que as populações que tem atividade física de qualquer tipo têm menor incidências de doenças. Esses estudos não confirmaram hipóteses segundo as quais os exercícios aeróbicos seriam mais saudáveis. A Musculação é a mais eficiente forma de treinamento físico para estimular mudanças favoráveis na composição corporal. As quantidades de aptidão mais estimulada pela Musculação também são as mais importantes para a vida diária e para o trabalho físico.

Idosos e mulheres aumentam massa muscular óssea com prática de musculação.
Fato: Os exercícios resistidos são os mais eficientes para aumentar a massa óssea sem os riscos de lesões dos exercícios com impacto, também são os mais eficientes para aumentar a massa muscular, mesmo em mulheres idosas.

Musculação ajuda a emagrecer.
Fato: Recentes “consensus e guidelines” em obesidade esclarecem, com base em revisão de evidências, que a atividade física contribui para o emagrecimento pelo gasto calórico, e que tanto os exercícios resistidos quanto os aeróbicos são úteis. O efeito de estimular a massa muscular e conseqüentemente a taxa metabólica basal dos exercícios resistidos permite manter a perda de peso com mais facilidade.

Musculação beneficia idosos.
Fato: Os idosos costumam apresentar os efeitos do sedentarismo prolongado, entre eles sarcopenia e osteoporose, e a Musculação é a melhor intervenção na área dos exercícios. O aumento de força, resistência, flexibilidade, coordenação, e limiar anaeróbio, principalmente, melhoram rapidamente a capacidade para as tarefas da vida diária e do trabalho. Além disso, o fortalecimento muscular diminui as alterações da freqüência cardíaca e pressão arterial nos esforços, diminuindo o risco cardiovascular de atividades comuns. Este fato justifica a crescente utilização dos exercícios resistidos em reabilitação cardíaca.

Musculação é perigosa para pessoas debilitadas.
Mito: A segurança músculo-esquelética da Musculação é grande, sendo muito baixa a incidência de lesões, que quando ocorrem são devidas ao treinamento mal orientado ou equipamento mal projetado. As cargas devem ser sub-máximas e as amplitudes adaptadas individualmente. A segurança cardiovascular também é acentuada, caracterizada por discretos aumentos do duplo-produto, com a aplicação de regras simples de segurança: cargas sub-máximas, repetições médias, intervalos longos e baixos volumes de treinamento.

Musculação é perigosa para crianças e adolescentes.
Mito: Importantes entidades médicas já se posicionaram sobre o assunto, sempre com base em evidências, e atualmente liberam a Musculação para crianças de qualquer idade, com as devidas adaptações. Competição e cargas máximas para menos de seis repetições somente são liberadas acima dos 16 anos. Lesões graves são muito raras e ocorrem no treinamento sem orientação. O treinamento clássico “para hipertrofia” porém com cargas sub-máximas parece ser o ideal. Crianças não fazem hipertrofia mas aumentam substancialmente a força, com importantes benefícios desse fato, entre eles a menor incidência de lesões nos esportes em geral. O super-treinamento deve ser evitado, e não existem evidências de prejuízos ao crescimento estatural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário