Publicidade

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Bloqueadores de gordura Quitosana



O mais famoso ingrediente bloqueador de gordura é o quitosana (chitosan), que possui a capacidade incrível de se juntar às gorduras e ao colesterol, encapsulando-os antes de serem absorvidos pelo corpo. Este é o sonho de quem faz dieta!
A quitosana é uma fibra formada por um aminopolissacarídeo derivado da quitina, um polímero de ocorrência natural, obtido a partir de exoesqueletos de crustáceos (camarão, lagosta e caranguejo). Esta fibra é similar à celulose – uma fibra que compõe as plantas. Entretanto, ao contrário desta, a quitosana possui uma carga elétrica positiva e, por isso, tem a capacidade de atrair as gorduras ingeridas, que são carregadas negativamente.
A gordura e a quitosana juntas, formam uma massa não digerível que é eliminada pelo trato digestivo. Devido à sua carga elétrica, a quitosana pode, seletivamente, absorver gorduras saturadas mesmo em meio aquoso. Assim, toda a gordura que está ligada à quitosana passa pelo corpo sem ser absorvida ou armazenada.
A quitosana não contém calorias, uma vez que não pode ser absorvida. A quitosana pode absorver entre 6 e 10 vezes o seu peso em gorduras.
Acredita-se também que o consumo de quitosana pode fazer parte da criação de um processo de purificação muito importante para a perda de peso.
O uso do quitosana na dieta faz com que o corpo acumule menos gordura. Com menos gordura entrando no corpo, este recorre à gordura previamente armazenada para queimá-la. Existe a mudança da fonte de energia utilizada pelo corpo, que era proveniente da dieta e agora passa a ser a partir das gorduras armazenadas, o que resulta na redução de gordura corporal e, conseqüentemente, do peso. Esta é uma das alegações comuns feitas por fabricantes de quitosana em todo mundo.

Sinergia

Existem alguns bloqueadores de gordura que possuem outras substâncias em sua fórmula para maximizar os seus efeitos. Os benefícios da quitosana na perda de gordura podem ser aumentados, por exemplo, com a adição de vitamina C e ácidos cítricos. M.D. Labs, por meio de pesquisas e estudos clínicos, concluiu que adicionando vitamina C à quitosana, a absorção dos lipídios era aumentada. Fabricantes alegam que a adição de ácido cítrico aumenta a supressão do apetite e pode até duplicar a eficácia da quitosana. Portanto, muitos fabricantes lançam quitosanas com ácido cítricos (por exemplo, laranja) e vitamica C. Outras substâncias também são usadas por alguns fabricantes para maximizar os efeitos.
Quitosana X Colesterol
Existem muitos outros benefícios para a saúde associados à quitosana além do emagrecimento. Dentre eles, podemos destacar os estudos que mostram que ela também inibe o colesterol LDL (colesterol prejudicial) e aumenta o colesterol HDL (colesterol benéfico). [5,8]. Segundo a ANVISA, “a quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.
No entanto, o emagrecimento é a justificativa mais forte para o uso da quitosana, e por isso ela ganhou toda sua fama mundial.
Modo de usar
As instruções de como consumir a quitosana são bem simples. O mais recomendado é ingerir uma ou 2 cápsulas cerca de 10 minutos antes de cada refeição.
A quitosana também serve como uma fibra extra, o que ajuda na digestão e acelera o processo de eliminação de gorduras e dejetos. [2,3,4]
Procure também ingerir bastante líquido (água) ao longo do dia, pois isso é aconselhável quando se adiciona fibras à dieta e também ajuda a acelerar a digestão.
Obs: A quitosana é derivada de crustáceos e por isso pessoas hipersensíveis a peixe e produtos de pesca devem evitar o consumo deste produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário